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O que mudou com a Portaria Autônoma?

Seu condomínio evoluiu e agora possui uma portaria blindada, protegida 24 horas e fica fora do condomínio que realiza diversos serviços tanto remotamente como presencialmente.

Antes seu condomínio possuía várias empresas para: realizar o atendimento, outra para monitorar os alarmes, outra para realizar a manutenção dos portões de pedestres e portões de garagem, monitoramento do alarme, cerca elétrica, sensores infravermelhos externos, outra para cuidar do PABX e interfones, outra para cuidar das câmeras de vigilância.

Agora todos estes serviços são realizados pela portaria Saidsom com atendimento de segunda a domingo inclusive feriados com técnicos atuando 24 horas inclusive de madrugada.

Relação dos Serviços
  • Realizar o atendimento dos visitantes, familiares e amigos;
  • Atender os prestadores de serviço que irão atuar nas unidades ou na área comum;
  • Atender correio, entregas, serviços delivery, bombeiro, técnico de elevador, entre outros;
  • Informar o zelador no celular exclusivo, para receber encomendas e correspondências;
  • Registrar entrada e saída de todas as pessoas, veículos por vídeo e acesso controlado;
  • Controlar e restringir o acesso de pessoas não autorizadas;
  • Controlar e permitir o acesso de pessoas autorizadas;
  • Controlar e restringir o acesso através de portões eclusas com sistema de intertravamento;
  • Instalar e monitorar o sistema de alarme contra arrombamento, invasão, esquecimento de
  • Portões abertos;
  • Instalar e monitorar o sistema de alarme monitorado com dupla via de comunicação;
  • Instalar e monitorar o sistema de acesso por biometria, leitor facial, tag e controle remoto para os moradores;
  • Monitorar o sistema de câmeras, detectar alarme dos sensores de portões, arrombamento e invasão perimetral;
  • Monitorar o sistema alarme de incêndio e realizar a tomada de providências cadastradas;
  • Monitorar o sistema alarme do nível da caixa d’água e bombas de recalque;
  • Realizar a tomada de providências cadastradas em caso de alarmes do condomínio;
  • Realizar o contato de providências combinadas, conforme ocorrência de cada unidade;
  • Acionar os dispositivos de abertura e fechamento remoto p/ portas e portões;
  • Disponibilizar aplicativos p/ celular p/ interagir com a central de portaria remota, previsão de visitas, chave virtual, envio de QR Code para visitas, armários inteligentes, assembleia virtual, gestão do condomínio, enquetes, mural, reservas de áreas comuns e visualizar imagens;
  • Disponibilizar e monitorar gerador c/ banco de baterias p/ equipamentos vitais de segurança e acesso;
  • Disponibilizar links digitais de comunicação VPN para garantir a comunicação a distância;
  • Enviar viaturas de apoio em caso de alarme para vistoria, acompanhamento ou ronda;
  • Fornece controlador de acesso em caso de pane geral e reforço na segurança;
  • Realizar acionamento imediato dos serviços públicos emergenciais, Policia Militar e Bombeiros;
  • Realizar a manutenção corretiva e preventiva das câmeras de vigilância e sistema alarme cerca perimetral;
  • Realizar a manutenção corretiva e preventiva portões de veículos e pedestres com acesso controlado;
  • Realizar a manutenção corretiva e preventiva de todos os interfones, PABX e banco de baterias;
  • Realizar a manutenção preventiva p/ realizar ajustes e testes em todo o sistema;
  • Repor e substituir automaticamente todas as peças e equipamentos de segurança para normalizar os serviços;
  • Ronda virtual de todas as câmeras;
    Vídeo alarme monitorado 24 horas;
  • Gravação em nuvem de todas as câmeras conforme projeto, eventos acesso, áudio das conversas interfones;
  • Monitoramento dos links de internet;
    Assembleia Online, disponivel para facilitar todos os moradores do condomínio.
  • Suporte Técnico VIP, todo seu sistema de segurança como CFTV, Controle de Acesso, Alarme, Interfonia e Automatização de Portão estará coberto para manutenções preventivas periódicas, corretivas ou emergenciais e o tempo de resposta é de até 3 horas (SLA 24x7x365).
  • Gestão do seu condomínio inteiro, com software web e o aplicativo mobile operacional totalmente em nuvem.
  • Caixa de Correio Inteligente, possibilita a você uma segurança da entrega de suas encomendas.
  • QRCODE Inteligente, tenha o controle nas entradas e nas saídas de maneira inteligente. Porque é mais seguro e eficiente.
Aplicativo para Celular

Busque na loja de aplicativos Google ou Apple Store

Acesso de Moradores

Todos os moradores terão acesso controlado pelos portões de pedestres de forma autônoma e independente, através da leitor facial, biometria ou tag.

  • A biometria é um sistema altamente confiável e rápido para identificação através da digital, mas necessita de alguns cuidados no seu uso.
  • A digital do usuário precisa estar limpa, seca e livre de raios solares sobre o leitor. (se for necessário faça sombra para colocar o dedo no leitor).
  • A digital pode falhar caso esteja gasta devido a idade, uso de produtos químicos ou ferimentos. (Neste caso passe a utilizar a tag).
  • A tag é um chaveiro eletrônico impossível de ser copiado, que deverá ser utilizado em substituição da biometria.
  • Ao entrar ou sair a pé do condomínio certificar-se que os portões de pedestre estejam fechados, após a passagem. (zele pela segurança de todos).
  • Ao passar feche. Não confie no portão, se uma porta ficar aberta o alarme vai soar e o intertravamento das portas será prejudicado.
  • A entrada de pedestres deve ser uma pessoa de cada vez. (evite o carona entrando com você).
  • Não permita que outra pessoa desconhecida ou prestadores entrem junto com você. Neste caso saia e deixe “o carona” na eclusa.
  • É expressamente proibido emprestar seu tag ou controle remoto para outra pessoa que não seja morador da unidade.
  • Aqui se incluem parentes, amigos, colaboradores, visitantes ou qualquer prestador de serviço. Os equipamentos são de uso pessoal e intransferível.
  • Caso o morador esqueça sua tag, poderá solicitar abertura emergencial pela central de portaria remota. (Mantenha seu cadastro atualizado).
  • A central de portaria remota sempre irá realizar perguntas para identificar o morador durante o contato por telefone e fazer o comparativo pela foto.
  • Todos os moradores com veículos devem possuir seu controle remoto para abertura do portão de veículos.
  • O morador de posse do controle possui acesso de entrada e saída do condomínio de modo autônomo e independente.
  • A quantidade de controles remotos de cada unidade deve ser igual ao número de vagas de garagem.
  • Somente acione o controle remoto na frente do portão quando estiver na eminência de entrar ou sair.
  • Após o portão abrir siga imediatamente e passe pelo portão. O fechamento de portão de veículo ocorre automaticamente.
  • Se existir um 2º portão eclusa, aguarde o fechamento do 1º portão e repita o procedimento acionando outro botão.
  • Evite acidentes e não se distraia em conversa paralela ou no celular. (o portão é automático, muita atenção).
Colaboração com a Segurança

81% das pessoas, segundo pesquisas, adquirem imóvel em condomínio por causa da segurança. Mas o condomínio não é tão seguro quanto a gente pensa que é, e as notícias publicadas nos meios de comunicação sustentam esta afirmação. A todo momento ouve-se os noticiários dando conta de que condomínios são invadidos. Não existe segurança total, mas existem medidas para minimizar quase que totalmente os riscos.

 

CONSCIENTIZAÇÃO DO MORADOR

Este é talvez o lado mais complexo do assunto. O morador, que é o maior interessado na sua própria segurança, muitas vezes pensa que ao pagar o condomínio já está fazendo sua parte.

Mas é fundamental que o condômino participe das reuniões, conheça e respeite as normas de segurança. Ele é 100% responsável pela segurança condominial, mas é o próprio que acaba marginalizando a portaria que, exercendo suas funções e fazendo a segurança preventiva do condomínio, muitas vezes não é compreendida e intimidada na execução de suas atribuições no condomínio.

É comum o morador criar caso quando um parente é detido na portaria para registro de acesso, desestimulando a portaria e comprometendo todo o sistema de segurança. Em ocasiões não muito raras os moradores ficam extremamente irritados, quando segundo as normas de segurança do prédio, a portaria nega a permissão de acesso a: entregadores de pizza, água, remédios ou ainda outras regras estabelecidas.

 

RECOMENDAMOS AO MORADOR:

  • Não entregar as chaves da sua unidade ou dos veículos aos funcionários do prédio;
  • Obter informações de antecedentes de empregados domésticos e prestadores de serviços bem como o endereço atual, fotos e cópia de seus documentos atualizados;
  • Não permanecer em horários impróprios do lado de fora da portaria;
  • Manter sempre a porta do apartamento fechada e invista em travas adicionais com chave tetra e alarmes monitorados;
  • Ao passar pelas portas das áreas comuns, feche o portão de pedestres, social e serviço;
  • Manter veículos fechados, com alarme acionado;
  • Informar ao zelador e a central de portaria remota sobre períodos de afastamento (férias por exemplo) e proibir acesso de estranhos durante o período.

Ajude nas regras de segurança, ofereça dicas ou críticas em nosso site: www.saidsom.com.br. Sempre mantenha seus dados atualizados: veículos, marca, modelo, nomes de todos que moram na sua unidade, RG, número de celulares, e-mails para contato, empregadas, babás e diaristas.

Acesso de Colaboradores e Funcionários

Os moradores e o condomínio são responsáveis pelos seus próprios funcionários e prestadores de serviços contratados.

  • Tanto o morador como o condomínio devem efetuar as devidas verificações destes funcionários, diaristas, corretores, realização de obras, etc.
  • Recomendamos que todos os funcionários domésticos das unidades e funcionários do condomínio tenham tag ou biometria para acesso.
  • Solicitamos ao morador sempre cadastrar dias e horários de restrição. (Muito importante para a segurança de todos).
  • Informe sua funcionária doméstica, diarista, entre outros para respeitar o acesso de um de cada vez ao entrar pelo portão de pedestres.
  • Não permita que outra pessoa desconhecida ou prestadores entre junto com o funcionário. Neste caso saia e deixe “o carona” na eclusa.
  • Caso o morador troque de funcionário, informe imediatamente a central da portaria Saidsom.
  • Qualquer perda de tag deve ser informada imediatamente na central de portaria Saidsom.
  • O funcionário deverá estar previamente cadastrado e autorizado pelo morador, quando chegar no condomínio deverá tocar o interfone e se identificar com seu nome e qual apto quer ir, nosso atendente efetuará o comparativo de foto e dados previamente cadastrados e irá ligar no apartamento informando da liberação para o morador. Muito importante esse processo para a segurança de todos.
Entregas e Encomendas
  • A portaria remota não irá permitir a entrada de entregadores de qualquer tipo ou delivery: pizza, entrega de água e outros. Neste caso se dirija até a portaria e receba o pedido ou acompanhe a entrada do entregador até a sua unidade e acompanhe-o até a saída.
  • Para o recebimento de correspondências, entregas, corretores, realização de obras EM HORÁRIO COMERICAL. O condomínio fornece um celular exclusivo para o zelador ou encarregado dos serviços gerais, que aliás é imprescindível. Após a portaria remota realizar o atendimentos, fará contato por este celular para que o zelador receba as entregas ou recepcione prestadores de serviço.
  • Na falta do zelador, sem contato no celular ou ramal, o respectivo morador da unidade será informado. Caso não seja possível, o contato junto ao zelador ou morador. O entregador será orientado a retornar em outro horário.
APP de Mobilidade como Uber e Táxis
  • O condomínio não possui serviço de abertura de portões de veículos remotamente para o dia-a-dia, para visitantes, presentes, etc.
  • Somente será aberto o portão de veículos remotamente em caso emergencial. Exemplo: um morador esquecendo o controle remoto.
  • O portão de veículo somente poderá ser aberto remotamente se o morador ou zelador estiver presente ao lado do portão.
  • Está autorizada abertura remota para: táxi, Uber ou amigo, desde que o morador esteja dentro do veículo ou aguardando na garagem.
  • O morador deve acompanhar na garagem. Tanto a entrada quanto a saída do táxi, Uber ou amigo.
  • Ligue para a central de portaria remota, se identifique e aguarde a confirmação de perguntas sobre a sua identificação.
  • A portaria remota não está autorizada em abrir o portão remotamente para um veículo que ainda não esteja na eminência de entrar.
Festas e Eventos nos condomínio
  • Sempre que organizar uma festa ou evento, é imprescindível avisar a central de portaria remotas com 72 horas de antecedência.
  • O morador tem as opções de fazer a reserva e incluir os convidados visitantes pelo aplicativo Portaria Saidsom e já também enviar um link contendo o QR Code para sua visita entrar, ou poderá enviar o aviso da lista de festa por e-mail.
  • Preencha o aviso de festa abaixo e clique para enviar por e-mail.
  • Lembre-se que outras unidades podem estar realizando eventos e festas simultaneamente. Não deixe seus convidados esperando.
  • No caso de festa ou evento o tempo de atendimento pode demorar entre 1 ou 2 minutos.
  • Faça a devida instrução para seus convidados informar: seu nome completo, documento RG e número da unidade do visitado.
  • Certifique se o condomínio possui sinalização e placas internas para seus convidados chegarem com facilidade no local da festa.
  • Para realizar qualquer evento é imprescindível que o morador, respeite o Regulamento Interno do seu condomínio e preencha o “AVISO de EVENTO ou FESTA”.
  • Este documento possui as informações necessárias para um controle efetivo, nome dos convidados, data e horários da festa, número de pessoas, etc.
  • Sem este aviso seus convidados poderão ser prejudicados no controle de segurança, devido a quantidade de pessoas simultâneas.
Como é feito o atendimento?
  • O visitante ao chegar acionar o interfone, a ligação é atendida pela central de portaria remota que visualiza e fala com o visitante.
  • A central se identifica como: portaria + “nome do operador” + em que posso ajudar?
  • O visitante será questionado para informar: nome e sobrenome + unidade do visitado.
  • Também será solicitada a identificação: nome + se ele é visitante ou prestador de serviço.
  • Em seguida a central realiza contato com a unidade no interfone e ou telefone fixo ou celular solicitada repassando as informações.
  • Caso seja autorizada a entrada desta pessoa, a central faz a identificação nome completo, documento e tira foto, e após os portões de pedestres serão destravados remotamente para acesso desacompanhado.
  • A central de portaria remota não irá realizar contato em outras unidades para buscar informações incompletas caso o visitante não saiba o número da unidade, nome e sobrenome do morador, informações confusas, etc.
  • Quando se tratar de correio, correspondências ou prestador que busca pela área comum como: Leitura de água, luz, gás, manutenção de piscina, elevadores, etc. Este será recebido somente pelo zelador em horário comercial. Na falta do zelador ou sem contato, faremos contato com o síndico.
  • Caso ninguém atenda no ramal da unidade o visitante será informado para retornar em outro horário.